Como dar nome pra uma novela

Uma das coisas que menos deve tomar tempo de autores é a escolha do nome de novela. O título não precisa ter necessariamente relação com a história, só pra ficar mais fácil mudar tudo caso a trama inicial dê errado. O resultado é um nome mais genérico que remédio da Ultrafarma.

Vamos às fórmulas, não precisa tentar em casa.

Uma coisa e outra: Walcyr Carrasco adora, olha Morde e Assopra aí pra provar. Basta você juntar duas palavras aleatórias, ou usar uma expressão batida. Assim, Morde e Assopra pode falar de dinossauros e robôs e o Walcyr pode resolver queimar os robôs e falar de elefantes que não vai fazer diferença. Ex: Caras e Bocas, Cobras e Lagartos, Brega e Chique, Plumas e Paetês, Transas e Caretas, Cara e Coroa, De Corpo e Alma. Outro uso é juntar dois elementos que vão ter na novela, como Amor e Revolução, Amor e Intrigas, Amigas e Rivais.

Uma coisa da outra: Quase todas novelas tem esse esquema. Você pega o enredo principal e acrescenta um floreio pra ficar legal. A novela é sobre bombeiros, o que tem a ver com bombeiros, Fogo? É um pouco de mais. Que tal chamas? Ah, legal, mas aí vai chamar isso? Não, põe Chamas do Amor. Melhor, Chamas da Vida. Pronto, temos uma novela da Record. Lembrando que a segunda palavra pode variar entre amor, paixão, vida e coração. Ex: Caminhos do Coração, Páginas da Vida, Promessas de Amor, Sabor da Paixão, Marcas da Paixão, Prova de Amor.

Valeska da Vida

Letra de música: Uma frase marcante do repertório musical brasileiro, não tem mistério. A Globo faz isso até hoje e agora inventou de não colocar a música de abertura como aquela que dá título à novela, pura pegadinha. Ex: Escrito nas Estrelas, Como uma Onda, Quem é Você, Meu Bem Meu Mal, Suave Veneno, Insensato Coração, Começar de Novo, Beleza Pura, Alma Gêmea (olha o Walcyr aí de novo, ele é impossível) e por aí vai.

Expressão maneira: Todo mundo fala, todo mundo usa no dia-a-dia, então bota como nome da novela. Além de não dizer nada sobre a história, permite que os personagens usem a expressão como bordão em momentos estratégicos. Nego chega e diz: mataram o delegado. O outro olha pra câmera: Agora é que são elas! Ex: Agora é que são elas, Deus nos Acuda, De Quina pra Lua, Amor com Amor se paga, Livre pra Voar.

Fulano, o cicrano: Usado muito nos países México e Colômbia. Primeiro o nome da protagonista, depois sua característica marcante. Criativo, não? Ex: Betty, a feia, Pedro, o escamoso, Joana, a virgem e (é verdade, achei na WikipediaJacinta Pichimahuida, a professora que não se esquece. 

Walcyr, o carrasco

O resto dos nomes é escolhido segundo o Manifesto Dadá.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Como dar nome pra uma novela

  1. Pingback: ~nomes que só existem em novelas: parte 1~ « zoando na tv [`´]

  2. Pingback: Bolão: que nome deve ter a novela da Glória Perez « zoando na tv [`´]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s