Dissecando “Indiretas Já”, do Comédia MTV

O clip que encerrou o Comédia MTV desta quinta (24) mostrou mais uma vez que o humor feito na emissora é o melhor da atualidade na televisão brasileira. Atirando pra todos os lados, Marcelo Adnet e seus companheiros fizeram paródia de Roda Viva, do Chico Buarque. Efeitos reproduziram a imagem da televisão na década de 60, época dos grandes festivais. Já a letra da música colocou todo mundo na roda, de apresentadores a políticos. São tantas referências que é preciso ver e rever o vídeo pra captar todas. Pra facilitar seu trabalho, tentei compilar as indiretas lançadas. Se alguém conseguir achar mais informações nas entrelinhas, favor se manifestar nos comentários.

Indiretas Já

Plim Plim coloriu 89
Editou pra não ver Lulalá

Sobre o episódio da edição do debate entre Collor e Lula no segundo turno das eleições de 1989, que privilegiou o primeiro.

Olimpíada não se promove

Sobre a omissão da Globo em relação às Olimpíadas 2012, cujos direitos de transmissão são da concorrente Record.

É bueno a boca calar

O episódio do Cala Boca, Galvão (Bueno), da época da Copa. (dica do leitor Guilherme Serafim)

Liberta a raposa do cabo

Sobre a demora da NET e Sky em liberar o sinal do Fox Sports, depois deste ter tirado a transmissão da Libertadores dos canais Sportv, da Globosat, que já foi sócia das duas primeiras.

Chato que não deu pra acabar

O filme Chatô, Rei do Brasil, produzido pro Guilherme Fontes, que consumiu milhões de reais e nunca ficou pronto (dica do @leosilvo)

Tem cenoura no angu do Gomes
Veste a carapuça pra lá

Sobre a lenda do Mário Gomes

Todo mundo já foi pra Band
Tem argentino, tem arregão

Sobre as recentes contratações da Band: Diego Guebel, diretor artístico e argentino, e a galera do Pânico, que leva ao ar o quadro “O maior arregão do mundo”.


Quem mexeu com os garis ontem
Vai virar piada amanhã

Sobre a polêmica do Boris Casoy com os garis e o quadro Jornal do Boris, estrelado por Carioca no Pânico na TV!

Nem tudo é possível sem flores
Marido falou muito mais

Sobre a briga entre Ana Hickmann, apresentadora do Tudo é Possível e Cris Flores, e a boca sem freio do marido da ex-modelo ao falar da Adriane Galisteu, apresentadora do Muito Mais. (dica da leitora Vitória Nunes)

 

Papa raso quem não teve fama

Sobre a cobertura de subcelebridades, que rola com mais frequência no TV Fama.

Erra sete pra desinformar

Portal R7, da Record.

Tem gente que não é criativa, copia faz mix por lá

Sobre a Mix TV que tem programação similar a da MTV

Mas quando a casseta vai fundo
nem adianta miar

Sobre o novo programa Casseta e Planeta Vai Fundo e a nova contratada Miá Mello.

Agora é tarde

Programa do Danilo Gentili

Saturday agora é sunday

Sobre o Saturday Night Live Brasil que, apesar do nome, será exibido aos domingos (mas segundo o Rafinha não tem problema porque ninguém sabe o que é Saturday no Brasil, ok ok)

Quanto é que custa o Maracanã

Sobre as alterações no valor da construção do Maracanã, que deve custar quase R$ 1 bilhão.

A tarde é suja de sangue

Sobre o vespertino A Tarde é Sua, da Sônia Abrão, que privilegia o mundo cão.

O Rei fazendo operação

Cirurgias plásticas feitas pelo Dr.Rey no Dr.Hollywood

Pastor só sai de madrugada
Rebanho não pode enxergar

Onipresença dos pastores nas madrugadas, quando o “rebanho” já está dormindo (e não enxerga as movimentações escusas dos sacerdotes porque a fé os cega, tsá)

Dizem-me que quem não paga
Mais cedo ou mais tarde cai-cai

Pregação dos pastores de que quem não paga o dízimo deixa o diabo entrar em sua vida. O cai-cai é uma prática comum em igrejas pentecostais, em que os fiéis caem “possuídos” pelo Espírito Santo. Recentemente o Domingo Espetacular, da Record, lançou uma reportagem questionando a prática. Edir Macedo chegou a dizer que os praticantes do culto estão dominados não pelo Espírito Santo, mas por Satanás.

ET massageou minhas costas
Desculpe errei de tv

Sobre a história contada pela primeira-dama da Rede TV!, Daniela Albuquerque, em que teria sido massageada por um ET na adolescência (foi uma versão de “O que vi da vida” com ETs e  menor repercussão).

Está a maior zorra na praça
Só pra agradar Classe C

Sobre a zorratotalização da programação das TVs para agradar a nova Classe C (o fenômeno pode ser chamado também de prassenossificação)

Anãozinho, bunda gigante
tem dançarina, competição

Personagens e formatos presentes em programas populares.

Vai já pro sofá, figurante

Teste do sofá

Reality vale 1 milhão

Realities como BBB e A Fazenda, que pagam mais de 1 milhão de reais para os vencedores.

Um belo monte de artistas
Pra gota d’agua não cair

Vários artistas se reuniram para produzir o vídeo Gota d’agua, em que protestam contra a construção da Usina de Belo Monte.

Mas no delta da cachoeira
Tucano não pode sorrir

Sobre o escândalo envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira, a construtora Delta e governos tucanos no Centro-Oeste (e o petista Agnelo Queiroz)

Calou-se o prefeito na sombra
o André deu perda total

Sobre o assassinato do ex-prefeito petista de Santo André, Celso Daniel. Um dos suspeitos era o empresário Sérgio Gomes da Silva, conhecido como Sombra.

Ai que bom ter o mapa da mina

Tem uma lenda que diz que o pai do Eike Batista, Eliezer Batista, ex-executivo da Vale do Rio Doce,  teria deixado um mapa com informações privilegiadas sobre jazidas para o filhão.

(dica dos leitores Ivan Valério, Danilo e Rodolfo Pires)

Paris quem descobriu foi…. Cabral

Sobre as relações privilegiadas de empresários com o governo de Sérgio Cabral no Rio de Janeiro e suas constantes viagens para Paris com o secretariado.

Um tem sobrancelha gigante

Marcelo Adnet

Uma é caipira

Dani Calabresa

A outra é anã

Tatá Werneck

Um careca e outro fumante

Paulinho Serra e Bento Ribeiro

MTV acaba amanhã

Sobre os boatos de que a emissora estaria à venda.

Agora, o clipe:

(atualizado às 13h45)

Anúncios

49 pensamentos sobre “Dissecando “Indiretas Já”, do Comédia MTV

  1. Amigo, acho que a parte do Chatô é sobre aquele filme que o Guilherme Fontes ia fazer, embolsou o dinheiro e arquivou o projeto.

  2. Quando fala “ai que bom ter o mapa da mina”.. faz a referência ao Eike Batista e a “lenda” – ou não- de ter informações privilegiadas de quando seu pai, Eliezer Batista, era presidente da Vale… logo .. o mapa de onde estariam as melhores minas.

  3. Opa! Ótimo post, pra variar :).

    O Chato faz referência ao filme sobre o Assis Chateaubriand, sim. O ex-galã Guilherme Fontes era o produtor, rolou uma captação de grana com a Ancine (acho que o filme sairia pela Globo Filmes), mas quem queria ver tá esperando até hoje.

  4. Ai que bom ter o mapa da mina
    Esse trecho é sobre o Eike Batista, muitos dizem que foi o pai dele que passou os mapas da Vale do Rio Doce, de quando ele era presidente da empresa.

  5. “Ai que bom ter o mapa da mina” faz referencia ao fato do Eike Batista ter enriquecido comprando terrenos onde haviam jazidas de minas antes de serem anunciadas oficialmente, a partir de informações privilegiadas vazadas pelo seu pai Eliezer Batista, ex-executivo da Cia Vale do Rio Doce

  6. “Ai que bom ter o mapa da mina”
    Sobre as informações privilegiadas de pontos de reserva de petróleo que Eike Batista possuía.

  7. O pai do Eike Batista não foi só executivo da Vale, mas foi Ministro de Minas e Energia no início da década de 60.

  8. Não sei se perceberam, mas no verso “O André deu Perda Total”. Além de “andré” ser referência de Santo André, faltou dizer que a expressão “Perda Total” também é dita por muitos como “deu PT”. E há indícios de que o PT estaria por trás do assassinato do ex-prefeito.

  9. “Está a maior zorra na praça
    Só pra agradar Classe C

    Sobre a zorratotalização da programação das TVs para agradar a nova Classe C (o fenômeno pode ser chamado também de prassenossificação)”

    Ao meu ver, o autor faz alusão aos programas “Zorra Total” e “A praça é nossa”, dizendo que o humor barato é o que faz a classe C se divertir.Instrumento de alienação.
    Concordo com seu ponto de vista, mas acho que faltou ressaltar a presença desses dois programas.

  10. marido falou ”muito mais” também se refere ao programa ‘muito mais’ da adriane galisteu, que teve um desentendimento com a ana hickmann e seu marido.

  11. Foi só comigo ou mais alguém ouviu “macedo” na parte do “mais cedo ou mais tarde cai cai”? E esse “cai-cai” também pode ser referência ao Kaykay, advogado do Demóstenes Torres.

  12. O “Papa raso quem não teve fama” pode ser também referência ao paparazzo da globo (fotos sensuais), pra onde vão os ex-bbb’s e outras sub-celebridades.
    E “MTV acaba amanhã” provavelmente se refere também ao fato de que vão cair em cima deles por causa do clipe, já que eles mexeram com os poderosos.

  13. “Anãozinho, bunda gigante
    tem dançarina, competição”

    Fato que falou diretamente sobre o “Legendarios”, da Record!

  14. A parte do
    “Dizem-me que quem não paga
    Mais cedo ou mais tarde cai-cai”
    Não seria um trocadilho com o bispo Macedo (“Mais cedo” )?

  15. O título é uma ironia que questiona a que nos levou o processo de democratização iniciado com a campanha dietas já. Muitas pessoas saudosas daquela época repetem, ingenuamente, que a ditadura deveria voltar. No caso da canção se justifica por ter sido um hino pela resistência democrática até hoje emblemático. E a sutileza e inteligência de Adnet conseguiram subverte-lo como um protesto sobre o panorama político, economico e cultural atual.

  16. “Pastor só sai de madrugada Rebanho não pode enxergar Dizem-me que quem não paga Mais cedo ou mais tarde cai-cai” simplismente GENIAL!

  17. A parte do A Tarde é Suja de sangue faz uma alusão à Sônia Abrão e também aos programas do Datena, Vagner Montes e congêneres que só exploram desgraça e sensacionalismo. Não?

  18. Não sabia do episodio da cenoura do Mario Gomes, mas o Angu do Gomes era um restaurante onde os agentes do DOPS de São Paulo se encontravam durante os anos da ditadura.

  19. genial o texto! Mas acho que a cenoura no angu do gomes tb faz referência às recentes revelações do ex-delegado do DOPS, Claudio Guerra, no livro Memórias de uma Guerra Suja, sobre o fato do restaurante Angu do Gomes ter sido palco das conspirações dos militares linha-dura com os policiais militares durante a ditadura civil-militar.

  20. a parte do “rebanho não pode enxergar”
    na verdade foi quando o Bispo pediu q durante um culto de cura os fiéis jogassem fora seus óculos, e um fiel na saída do culto foi atropelado!

  21. a parte “Anãozinho, bunda gigante
    tem dançarina, competição ” , acho q tem a ver com o programa legendarios da record

  22. “Vai ja pro Sofá, figurante” Está no contexto de reality show’s, pois os espectadores são figurantes desses programas porque interagem com eles.

  23. Acredito que em: “Todo mundo já foi pra Band,Tem argentino, tem arregão”, o arregão refira-se ao comediante Gui Santana que deixou o Comédia MTV para se juntar ao Pânico na Band.

    Parabéns pela grande ideia de dissecar a letra.

  24. “Papa raso quem não teve fama” – Acho que ele tá se referindo ao site “paparazzo”, que costuma publicar ensaios sensuais de famosas… ou nem tão famosas assim, como as ex-BBB.

  25. “Tem gente que não é criativa,
    Copia faz mix por lá,
    Mas quando a casseta vai fundo,
    Nem adianta miar”
    Não tem referência ao MIX TV.
    Ele quis dizer:
    “Tem gente que não é criativa,
    Copia faz, ME QUIS por lá”
    Referente à proposta da Rede Globo ao Marcelo Adnet para fazer parte da emissora, e ele negou, renovando contrato com a MTV.

  26. Ainda tem a própria escolha da música e da remontagem do Festival da Record de 1967, onde o Adnet critica a censura ao humor que o obriga a fazer suas críticas de forma velada exatamente como na época da ditadura…

  27. Eu tive a ideia pra dissecar primeiro. Lembram do comédia, quando eu dissequei uma piada? Depois da gravação, eu tive essa ideia. Vocês copiaram de mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s